Sentimento e Superação

“Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos… Atos sao pássaros engailoados, sentimentos são pássaros em vôo.”
Mário Quintana

Sentimentos é o acto! ou efeito de sentir. Aptidão para receber as impressões. Sensação; sensibilidade. Consciência íntima. Faculdade de compreender; intuição; percepção. Pesar; paixão; desgosto. Pressentimento.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

De fato não somos culpados pelo que sentimos, mas nos transformamos em culpados quando não sabemos o que fazer com nossos SENTIMENTOS, porque esta é uma escolha nossa e ninguém tem como interferir nesta subjetividade humana. O princípio de Stephen Covey, 90 x 10, nos alenta e alerta, que temos em 90% das situações, capacidade de gerenciamento e controle do que acontece, sobre os 10% não. Não temos controle sobre uma falta temporária de energia, sobre um acidente, etc., que são fatos que representam 10%.
Todos os SENTIMENTOS, sejam eles – alegria, raiva, tristeza e medo, são recursos do CRIADOR para nós, e não temos recursos para evitá-los sempre, mas saber como usá-los é de nossa competência e faz parte dos talentos que nos foram conferidos.

O autocontrole, saber lidar com seus SENTIMENTOS, é ponto chave nos bons relacionamentos de liderança e prosperidade.

Você pode desenvolver projetos efetivos de autocontrole de seus sentimentos se autoconhecendo profundamente.

Experimente se enfrentar num AUTOCONHECIMENTO profundo e descobrirá o caminho desejado para sua SUPERAÇÃO PESSOAL e sua SUPERAÇÃO PROFISSIONAL!